A origem da motocicleta
- Nino Albano
- 27 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Em 1820, o escocês Kirkpatrick McMillan teve a ideia de gerar tração na roda traseira de um veículo e a partir dessa invenção os ciclistas passaram a se movimentar sem colocar os pés no chão. Mais de 40 anos depois, em 1861, na França, Pierre Michaux, um ferreiro, e seu filho de 14 anos, Ernest Michaux, construíram e iniciaram a produção de uma bicicleta com pedais adaptados à roda dianteira. Em 1866, o chinês Bin Chun chegou em Paris e conheceu a invenção que já estava sendo comercializada pela família Michaux.
Ele fez anotações sobre o projeto, voltou para a China e em apenas três décadas o veículo tornou-se a principal meio de transporte do pais e também da Índia. Além de Chung, o inglês James Starley, também se inspirou, criando a bicicleta que batizou de Rover, ela tinha as rodas do mesmo tamanho, chassi feito em tubos de aço, guidão integrado ao suporte da roda dianteira, freios a tambor e pedais acoplados a uma engrenagem, que movimentava uma corrente de transmissão da força motriz para a roda traseira, e essa foi a origem da motocicleta.

Mas todos os modelos feitos até então, tinham um sério problema, as rodas eram de madeira, ferro ou borracha maciça, o que dificultava a dirigibilidade e a tornava muito desconfortável. Porem em 1887, o veterinário escocês John Boyd Dunlop desenvolveu um tubo de borracha oco, preso à roda por meio de uma tela de tecido e enchido com uma bomba de ar. Nascia assim, o pneumático ou simplesmente pneu, que os irmãos franceses André e Édouard Michelin aperfeiçoaram rapidamente.
Nos Estados Unidos, Sylvester Howard Roper, desenvolveu em 1867, um motor de cilindros a vapor, acionado por carvão, para acoplar as bicicletas. Sua invenção pode ser considerada como a primeira motocicleta inventada. O resultado foi um motor muito barulhento e mau cheirosos, que assustava os possíveis compradores da época, além do fato de espantar os cavalos que transportavam os poderosos da cidade, de então, mesmo assim as motocicletas chamavam a atenção e se tornavam objeto de desejo dos consumidores, e em 1985, o inventor apresentou um veículo melhor, com mais autonomia e por manter o carvão em compartimento fechado, também reduzia o mau cheiro. Em 1º de junho de 1896, Roper decidiu que seu engenho estava pronto para ser exibido ao público.

Explicitando claramente o espírito de competitividade inerente aoser humano, ele foi para a pista de corrida de Charles River, e desafiou os pilotos de bicicleta a acompanhá-lo. Com 73 anos de idade, Roper conseguiu uma média de 48km/h na pista de madeira, deixando seus adversários para trás. Empolgado, ele tentou uma nova volta rápida para melhorar sua própria marca, foi quando a frente da bicicleta começou a oscilar, jogando Roper para fora da pista já morto. Todos pensavam que o tombo o teria matado, mas um exame feito depois confirmou um infarto fulminante. Nessa época cheia de descobertas, os inventos de Roper não foram suficientes para tornar o motor a vapor adequado para mover veículos leves como a motocicleta, mas inspiraram aperfeiçoamentos em locomotivas e navios. A história de Sylvester Roper é verídica, mas a patente da invenção da motocicleta é contestada até hoje.
A história aponta o engenheiro mecânico Gottlieb Wilhelm Daimler como o inventor da motocicleta, que junto com Wilhelm Maybach construiu em 1885, uma moto com quadro e rodas de madeira, e motor de combustão interna, que atingia 18km/h e gerava 0,5cv de potência. O motor, era de Nikolaus August Otto, que inventou o primeiro motor de combustão interna de quatro tempo (denominado ciclo de Otto) em 1876, e essa combinação é considerada por alguns historiadores como a primeira motocicleta da história. Em 1894 Hildebrand e Wolfmüller apresentaram em Munique a primeira motocicleta fabricada em série, com fins comerciais. A Hildebrand & Wolfmüller manteve-se em produção até 1897. Tambem em 1897, os irmãos russos, residentes em París, Eugéne e Michel Werner montaram um motor em uma bicicleta com motor sobre a roda dianteira
A partir desse momento novas marcas apareceram. Algumas existem até hoje, mas todas deixaram um grande legado para essa grande história.





Comentários