top of page

Estilos de motocicletas

ree

BIG BIKER: Essas motocicletas têm comoprincipal característica seu motor extremamente potente, entre 1100 e 1400cc e pronto para aceleração até altissimas velocidades. Também são maiores e mais pesadas do que as super esportivas, cerca de 227 kg ou 500 lb, o que compromete sua performance em autódromos, principalmente por causa das curvas fechadas. Como contra ponto elas são  estáveis e podem exceder os 290 km/h ou 180 mp/h. Tambem conta a sau favor, o fato de que a posição de pilotagem é mais ergonômica e consequentemente, mais confortável para o piloto. São motos como a Suzuki Hayabusa, CBR1100XX e a Kawasaki Ninja ZX-14.



ree

BOBBER: As bobbers surgiram na década de 40, logo após a segunda guerra mundial e ficaram famosas nos anos 50. Nelas, todo o supérfluo era retirado para torná-las mais leves e mais rápidas. Essas customizações eram feitas nas garagens de seus proprietários, com ferramentas e materiais simples. Paralamas, proteçõe e acabamentos eram descartados e ao contrário das choppers, o quadro da moto era mantido original. Harleys e Indians foram literalmente despedaçadas para se tornarem competitivas e viraram sensação entre os motociclistas. O termo "Bobber", derivou de "Bobbing" que era um termo usado em corridas de cavalo, onde os treinadores cortavam (to bob) o rabo dos cavalo, para que eles corressem melhor.



ree

CAFE RACER: Na Londres dos anos 60, ajuventude rocker costumava se reunir em cafés, para conversarem e ouvirem suas musicas nos únicos aparelhos disponíveis, as Jukebox. Além de ouvir música, eles também gostavam de apostar corridas com suas motocicletas. Como não eram pilotos profissionais, e portanto não dispunham de equipes, tinham eles mesmos que "envenenar" suas máquinas, que usavam para corridas entre os cafés da cidade, essa é a origem do nome "Cafe Racers".O percurso classico era era do Boulevard Café, na Avenida Picadilly até o Café Royal, na Regent Street, sempre por volta das duas da manhã. As motocicletas mais comuns eram as Triumph, Norton e BSA.



ree

CHOPPER: O termo "Chopper" vem de retirar, cortar, que era exatamente o que era feito com essas motos que eram praticamente reconstruidas. Quando se fala em moto "chopper", a primeira imagem que vem à cabeça é uma moto com muitos cromados, garfo dianteiro enorme, guidão alto (apelidado de "seca-sovaco") e tanque em forma de gota. As chopper são motos que derivam das custom, com a diferença na posição do tanque que é alto na frente e baixo atras formando uma linha com o eixo da roda traseira, o garfo da frente tem um ângulo maior em relação ao motor maior que nas custom e seu comprimento também é maior. Seu visual é bastante despojado e agressivo. O conceito de moto chopper, originado dos EUA, foi disseminado mundo afora através do filme Easy Rider (Sem Destino), lançado em 1969. No filme os atores Peter Fonda e Dennis Hopper.




ree

CUSTOM: As custons são motos estradeiras,preferidas por um público mais tradicional. Não priorizam a velocidade e são mais voltadas ao conforto, mantendo a altura do banco baixo, pedaleiras avançadas, tanque grande em posição paralela ao chão de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem. São muito confortáveis para viagens longas, seja sozinho ou acompanhado. O piloto fica recostado para trás, com os pés para a frente, o carona geralmente se apoia em encostos chamados de sissy bar. A maioria das peças são cromadas e brilhantes, copiando o design das motos antigas. Essa categoria inclui a Honda Shadow VT600, Harley Davidson Fat Boy, Indian Chief, Kawasaki Vulcan, entre outras.



ree

SUPER ESPORTIVA: As esportivas são motos com design aerodinâmico e mecânica de auto desempenho. São motocicletas utilizadas em campeonatos como Superbike. Possuem diversas categoria variando de 125 á 1000 cc. Os motores da categoria 600 cm3 de cilindrada, permite maior aceleração, algumas alcançando velocidades próximas a 310 km/hora. São motos muito leves com design esportivo, muita potência. Sua carenagem reduzi a resistência do ar e aumenta sua aerodinâmica. São bastante desconfortável, e alguns modelos, por serem inspirados nas motos de corrida, nem mesmo têm banco para o garupa. Exemplos desta categoria incluem a Yamaha YZF-R1, Honda CBR1000RR, Kawasaki Ninja ZX-10R, Ducati 999 e a Yamaha RD 350.



ree

FUN BIKE: São motos apropriadas para  asfalto eterra, geralmente são configuradas para média a alta cilindradas, tem bom desempenho, manutenção relativamente simples e consumo de combustível adequado. São seguras e confortáveis, utilizadas para turismo, lazer e trabalho. Tambem são muito usadas por bombeiros e resgates. Exemplos desta categoria incluem a Falcon , Yamaha XTZ 250 Ténéré e a TDM.



ree

MAXI TRAIL: Categoria que inclui modelos de motocicletas aptas a incursões por estradas pavimentadas e estradas de chão batido. Os modelos mais conhecidos desta categoria são as BMW R1150 GS,yamaha xt660r BMW R1200 GS, Honda XL 1000V Varadero, Suzuki V-Strom, XL 700V Transalp - Honda, Ducati Multistrada e Buell Ulysses.



ree

NAKED: As naked ("nuas"), são motos que têm bom desempenho (algumas de alta cilindrada) em relação ao motor e conjunto mecânico, mas modificadas para permitir uma posição de pilotagem menos deitado, e mais sentado, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, com guidão mais alto do que nas esportivas, porém não possuem carenagem (que são caras e frequentemente são danificadas quando na condução em vias de muito tráfego).



ree

OFF ROAD: As motos off-road (fora da estrada) são utilizadas por praticantes de motocross/supercross, enduro, cross-country,trial, ralie trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra (tipo tacos) e rodas maiores, para transpor obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para absorver impactos e não os transmitir para o piloto.



ree

SCRAMBLER: As Scrambler são motos street europeias adaptadas para uso na terra sem alteração de suspensão. Modificam a posição do escapamento para ficar mais próximo ao , coloca-se um assento reto e estreito, retira-se o excesso de carenagens, seria a versão europeia das Tracker.




ree

STREET: As streets são motos que apresentam conforto e mobilidade para serem utilizadas no trânsito urbano, geralmente entre 125 á 500 cilindradas. A posição de pilotagem é sentada, com os pés apoiados nas pedaleiras. Apresentam desenho simples, com banco para garupa, sem muitos acessórios, e permitem a utilização entre os veículos nas vias urbanas (corredores). Exemplos desta categoria incluem a Suzuki GS500, Yamaha YS 250 Fazer, Honda CBX 250 Twister, CBX 200 Strada e a Dafra Speed 150.



ree

SUPERMOTARD: As supermotards são motos que até a década de 1990, eram projetadas pelos próprios donos ou oficinas especializadas, o que ocasionou o interesse de montadoras a fabricarem modelos supermotard, possui característica trail com ciclística esportiva, com rodas e pneus esportivos. Existem muitas competições, inclusive agora no Brasil. Nos campeonatos, as motos enfrentam trechos deasfalto e de terra, às vezes até com alguns saltos. São chamadas também de Super Moto. O que caracteriza uma motoSuperMotard é o aro das rodas, sempre de 17 polegadas. Exemplos desta categoria incluem a Yamaha XTZ 250 X e a Sundown STX 200.



ree

TRACKER: As Tracker são motos para uso em terra ou areia dura e são baseadas em motos street. Aproveitando a estrutura e mecânica de moto street, coloca-se pneus de uso misto ou off-road, em aros de roda de mesmo diâmetro, normalmente mantendo-se a suspensão original, altera-se também as carenagens para uma mais despojada e coloca-se um banco mais reto e estreito. Lembra uma café racer com pneus birrados e guidão alto.



ree

TRIAL: São motos muito leves, com calibragem baixade pneus para melhor aderência aos obstáculos. São usadas para saltar estes obstáculos em curta distância, e entre cada obstáculo a moto fica parada e o piloto se equilibra sobre a mesma sem por os pés no chão, dando pequenos saltos para compensar o desequilíbrio, com as duas rodas ou apenas parado com a moto empinada, pulando com a roda traseira. Existem campeonatos mundiais nesta modalidade.

 
 
 

Comentários


bottom of page