Harley-Davidson e o Tsunami
- Nino Albano
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Ikuo Yokoyama era apenas um homem entre centenas de milhares de pessoas diretamente afetadas pelo devastador terremoto e tsunami que atingiu o Japão em 2011, e certamente ele não sabia que seu nome seria muito conhecido e comentado em todas as comunidades de motociclistas pelo mundo. Ele era proprietário de uma Harley-Davidson Softail Night Train FXSTB 2004 que foi dragada para o oceano, durante o tsunami.
Em 18 de abril de 2012, o Canadense Peter Mark, caminhava pela praia de Graham Island, no estado de Colúmbia Britânica, quando avistou uma motocicleta, encrustada na areia da praia, ainda com sua placa de licença de uso a aproximadamente 7.000 km do lugar de onde partiu. "Você nunca sabe o que vai encontrar quando sai para passear, e de vez em quando, encontra algo do outro mundo", Disse ele a televisão canadense CBC.
Quando tomou conhecimento do fato inusitado, a Harley Davidson, se ofereceu para restaurar e devolver a moto para Ikuo, sem nenhum custo, mas ao invés disso, ele pediu para que a motocicleta fosse mantida no estado em que se encontrava e colocada em um memorial às vítimas da tragédia japonesa. Com base nesse pedido a Harley inaugurou em 24 de outubro de 2012, em seu museu em Milwaukee, Wisconsin, um espaço especial para mostrar a motocicleta e prestar sua homenagem às vítimas.
Yokoyama vive na província de Miyagi, que foi uma das áreas mais atingidas do Japão, e, além de sua moto, existem relatados de que ele também perdeu sua casa e três membros da família, como resultado do desastre natural.
"Estamos verdadeiramente emocionados em exibir a motocicleta do Sr. Yokoyama", disse Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson. "Esta moto tem uma história incrível para contar, e estamos honrados de ser capaz de compartilhá-la." E essa é a história da Harley-Davidson e o Tsunami.









Comentários