Muscle car, Pony car, esportivos e superesportivos
- Nino Albano
- 11 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Esse é um assunto polêmico, principalmente se você colocar em uma banca de apaixonados pelos carros potentes, mas como nossa vocação é desfazer dúvidas da cultura a combustão, vamos falar sobre os Muscle Cars e os Pony Cars.
Vamos começar pelas primeiras características dos muscles, assim fica mais fácil de desenrolar o resto do assunto. Eles são sedãs ou coupés, médios ou grandes com motorzão V8 de bloco grande, tração traseira e barulhento, aliás, quanto maior o barulho, melhor!
Já sei que nesse momento os “Mustangueiros” não curtiram muito a definição purista, sendo assim, vamos diretamente para o conceito de Pony Car que começou originalmente com ele, o Mustang 1965.
Como vocês sabem, “Mustang” é a raça de um cavalo selvagem, que aliás adorna o emblema dessa lenda, daí a relação com o pônei (pony). Esse carro era um esportivo, criado para os jovens que não podiam pagar por um Thunderbird, mas queriam a experiência da potência nas rodas.
A Ford vendeu mais de 400.000 Mustangs no primeiro ano de fabricação, e vendo aquela nova onda, outras montadoras correram para criar carros acessíveis, elegantes e rápidos, com alto desempenho e que fossem “divertidos” para dirigir.
Assim nasceram carros como Camaro, o Barracuda, o Challenger, o Road Runner entre outros. Seus motores variavam de blocos pequenos à grandes V8, e embora fossem chamados de Muscle Cars, de fatos, todos são Pony Cars, por sua linhagem vinda dos Mustangs.
Já com os Muscle Cars, a história é um pouco mais complicada. Existe um consenso que diz que o primeiro muscle foi o Oldsmobile Rocket 88 de 1949, que trazia um V8 capaz de atingir 155kmh e fazia de 0 a 100 em 13 segundos, o que era impressionante para 1950. Ele não era tão bonito e não teve o mesmo sucesso meteórico que o Mustang, no entanto, suas marcas só foram superadas após 5 anos do seu lançamento, o que é outro grande feito do Rocket.

Os muscle também não são conhecidos pela boa dirigibilidade, de fato, eles são bons mesmos nas retas, o que os tornaram escolhas certas para as provas de arrancada. Por isso, sempre que um motor estupidamente grande e poderoso entra em uma carroceria leve, o carro tecnicamente é tratado como Muscle Car.
Atualmente, o único muscle ainda em fabricação é o Dodge Challenger, mas as diferenças entre os muscles e os ponys estão mudando, tanto que o Challenger originalmente era muito mais um pony, enquanto o Shelby GT 500 é tratado como muscle car, apesar das raízes pony que carrega.
Agora que você sabe o que diferencia o muscle do pony, deve estar se perguntando no que eles são diferentes dos carros esportivos. A resposta principal é que os esportivos não tratam apenas a velocidade, mas sim a dirigibilidade.
Eles são projetados para serem aerodinâmicos, são leves, tem centro de gravidade baixo e direção precisa. A maioria dos carros esportivos tem tração dianteira e com sua alta tecnologia parecem prever o que seus motoristas desejam que eles façam. Essa precisão é sua marca registrada.
E se subirmos mais um nível, teremos os super esportivos, que tem características similares aos esportivos, mas seus motores passam dos 500 cavalos, o que os tornam muito rápidos e normalmente bastante caros.
Então é isso, agora que você já conhece a diferença entre Muscle Cars, Pony Cars, esportivos e superesportivos, basta escolher o que mais se encaixa com seu estilo de vida, e acelerar forte. Mas sempre com responsabilidade.





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